Coleção Pirelli / MASP de Fotografia

Arthur Omar

Spacer
Top
Bottom
Spacer

Poços de Caldas, MG, 1948

Biografia

Formou-se em sociologia e freqüentou curso de cinema no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. É um artista com ampla produção na área de cinema, vídeo, fotografia, música, poesia e ensaios teóricos. Entre 1972 e 1989, realizou cerca de dez curtas e um longa-metragem, Triste Trópico (1974), que conquistou prêmios no Brasil (Festival de Gramado, Riocine Festival, FestRio) e no exterior (Festival de Cannes, Berlim, Cidade do México e Nova Iorque). Desenvolveu vídeos sobre a produção de artistas como O Nervo de Prata (1987) sobre Tunga, e Derrapagem no Éden(1997) sobre Cildo Meireles. Recebeu a Bolsa Vitae de Artes (1999), na área de cinema, com o projeto Rosa Mística. A fotografia foi sua primeira área de atuação, na qual começou a trabalhar muito jovem. Em mais de vinte e cinco anos, constituiu seu maior trabalho, a série Antropologia da Face Gloriosa, um registro de rostos misteriosos colhidos no momento de êxtase durante os carnavais do Rio de Janeiro. Foi premiado pela Associação Paulista de Críticos de Arte pela realização das exposições O Esplendor dos Contrários e Fracções de Luz (2001).

Mostras individuais

1983 – Antropologia da Face Gloriosa I: fotografias, Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro
1993 – Antropologia da Face Gloriosa II: fotografias, Museu da Imagem e do Som, São Paulo
1997 – Demônios, Espelhos e Máscaras Celestiais, Centro Cultural Light, Rio de Janeiro
1999 – O Zen e Arte Gloriosa da Fotografia, Centro Cultural Banxco do Brasil, Rio de Janeiro
1999 – Arthur Omar: films and vídeos, The Museum of Modern Art, Nova Iorque, Estados Unidos
2001 – A Lógica do Êxtase, Centro Cultural Banco do Brasil, Rio de Janeiro
2001 – O Esplendor dos Contrários, Centro Cultural Banco do Brasil, São Paulo
2003 – A pele mecânica, Galeria Nara Roesler, São Paulo
2004 – Grandes Paisagens / Landscapes, Neue Kunsthalle Mannheim, Alemanha
2006 – Zooprismas, Centro Cultural Telemar, Rio de Janeiro

Exposições coletivas

1983 – Tempo de Olhar: fotografias, Museu Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro
1993 – Arte Erótica, Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro
1995 – Passage de l´Image, Centre George Pompidou, Paris, França
1994 – Bienal Brasil Século XX, Fundação Bienal, São Paulo
1998 – 24ª. Bienal Internacional de São Paulo, Fundação Bienal
1999 – Contaminação, Museu da Imagem e do Som, São Paulo
1999 – Ausência, Museu de Arte Moderna de São Paulo
1999 – 2ª. Bienal de Artes Visuais do Mercosul, Museu de Arte do Rio Grande do Sul, Porto Alegre
2000 – 6ª. Bienal de Havana, Centro de Arte Contemporáneo Wifredo Lam, Havana, Cuba
2001 – Trajetória da Luz na Arte Brasileira, Itaú Cultural, São Paulo
2002 – 25ª. Bienal Internacional de São Paulo, Fundação Bienal
2003 – A Subversão dos Meios, Itaú Cultural, São Paulo
2004 – Brasileiro, Brasileiro, Museu Afro-Brasil, São Paulo
2005 – Rencontre Internationales de la Photographie d’Arles, França

Publicações

-Antropologia da Face Gloriosa. São Paulo: Cosac & Naify, 1998
-O Zen e a Arte Gloriosa da Fotografia. São Paulo: Cosac & Naify, 2003
-O Esplendor dos Contrários. São Paulo: Cosac & Naify, 2003

Versão PDF