Coleção Pirelli / MASP de Fotografia

Milan Alram

Spacer
Top
Bottom
Spacer

Paris, França, 1926

Biografia

Em 1939, aos 12 anos, imigra com a família para o Brasil – Rio de Janeiro. Seu primeiro contato com a fotografia se dá com a Brownie Pack de seu pai, utilizada também para reproduzir capas para a editora francesa Americ-Edit. Em 1946 ingressa no Foto Clube Brasileiro onde convive com Hermínia e João Nogueira Borges, José Oiticica Filho, Chakib Jabor, Francisco Aszmann, entre outros.

A partir de 1949 começa a fotografar profissionalmente e participa de anúncios publicitários para as principais marcas da época. Foi um dos primeiros a utizarres da publicidade no Brasil adotando a fotografia em cores, inaugurando a publicidade em cor da Coca-Cola no Brasil. Ao longo da sua carreira fotografa para as principais agências publicitárias da época, além de trabalhar para a Light de 1949 a 1965 documentando obras no Rio de Janeiro. Paralelamente ao seu trabalho publicitário e industrial, registra um Rio de Janeiro dos transeuntes, e captura a geografia exuberante da cidade em fotos aéreas.

Em 1967 retorna à França com a mulher e os filhos, e lá continua suas atividades de fotógrafo publicitário até 1974. De volta ao Rio de Janeiro, os crescentes pedidos de auxílio e de uso de seu laboratório particular por colegas o fazem abrir, em 1982, o Kronokroma, laboratório fotográfico profissional onde atualmente continua sua atividade.

Mostras individuais

2005 – Milan - Rio anos 50, Cine Odeon, FotoRio, Rio de Janeiro
2008 – Um Rio que passou…, Galeria Tempo e Casa do Saber, Rio de Janeiro

Versão PDF